Podopediatria |
O diagnóstico e tratamento especializado do pé da criança são fundamentais para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
Entre os cuidados que se deve ter com as crianças estão, principalmente, o corte das unhas, o tipo de calçados usados e até o tipo de roupa.
Os tradicionais macacões com "pezinhos" deveriam ser evitados ou então comprados um ou dois números acima do usado pelo bebê. Os pés dos bebês são macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades e somente ser percebida quando a criança começar a andar.
As unhas dos pés têm um crescimento mais lento em relação à das mãos, podendo ser cortadas de duas a três vezes ao mês. Pode-se usar tesourinha ou cortador de unha infantil.
Dicas
Corte as unhas às crianças quando estas estão a dormir utilizando um corta-unhas reto para que o corte seja reto também e se necessário limpar os cantos da unha.
Antes de iniciar o procedimento, lave bem as mãos com água e sabão.
Mantenha a calma e segure o pezinho com firmeza.
Concentre-se em um dedo por vez.
Com o polegar, afaste a pele que fica em baixo da unha e faça o corte rente ao dedo.
O corte deve ser reto. Nada de cortar dos lados. Arredondar as laterais da unha.
Nem pense em “cutucar” os cantinhos dos dedos. Isso pode trazer sérias e dolorosas complicações para os pequenos. Em caso de duvidas nos procedimentos de corte e limpeza, consulte um Podólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário