quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Onicoortese


TRATAMENTO DE ÓRTESE

Esta talvez seja a parte mais inovadora e moderna da podologia.

Onicoortese: 

Esta é uma técnica utilizada por nós podólogos, com a intenção de alívio de dores e incômodos causados pelo formato das unhas.

Onico - prefixo grego que indica relação com as unhas (unychos = unha)

Órtese -  conforme definição ISO, é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica.

Para que servem as órteses nas unhas?

As órteses representam a possibilidade de mudar o formato e o posicionamento das unhas. A aplicação da órtese traz o alívio imediato da dor, que é a característica preponderante de qualquer uma das patologias (doenças), proporcionando soluções de impacto ao paciente. 

Como funciona o tratamento?

O tratamento é baseado no mesmo princípio dos aparelhos ortodônticos, esses dispositivos são aplicados (fixados, colados) nas unhas. Do mesmo modo que um aparelho ortodôntico corrige a posição dos dentes, a órtese corrige o arco da unha desde a raiz, elevando as bordas, de modo a evitar o seu aprofundamento e, consequentemente, o seu encravamento.

Totalmente indolor, essa técnica leva de 5 a 7 meses para corrigir efetivamente uma unha encravada. Em alguns casos as manutenções devem ser periódicas nos primeiros 2 anos.

Para cada tipo de Lâmina (unha) é indicado um tipo de órtese. Existem órteses com grampos de aço, molas, botons, bracktes e até mesmo as de FMM.

Particularmente eu prefiro o tratamento com a FMM – Fibra de Memória Molecular, pois é de fácil adaptação, podendo o paciente fazer o uso de calçado sem dor, além de ser discreta, pois sua cor tende a igualar ao tom natural da pele do paciente.

Unha com FMM (final do tratamento)

As FMM podem ser fortes, médias ou fracas e seu tamanho varia de acordo com a unha do paciente. O tratamento deve ser acompanhado por um profissional podólogo(a), qualquer sensação estranha, como: dor, desconforto contínuo ou mudanças de cor nas unhas, avise imediatamente seu podólogo(a). 

Atenção este é um tratamento sério e devemos evitar o uso desnecessário das órteses mesmo que por um período pequeno. Uma aplicação inconseqüente pode causar danos irreversíveis à lâmina (unha), causando um comprometimento definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário